segunda-feira, 31 de março de 2014

Virtualização




Virtualização é como é conhecido o processo de dividir um mesmo computador em dois ou mais sistemas operacionais. Antes dedicados a apenas um sistema operacional, com essa divisão, os componentes do hardware passam a dividir sua capacidade de processamento entre a quantidade de sistemas operacionais disponíveis na máquina.
Vale ressaltar que essa divisão é apenas lógica, e não física. Caso a máquina volte a ter apenas um sistema operacional, todos os componentes de hardware voltarão suas capacidades completamente voltadas a esse sistema.

A utilização de máquinas virtuais teve início com os mainframes, grandes servidores do passado, que precisavam de vários programas rodando ao mesmo tempo para dar conta do que foi era estabelecido. Hoje, possuir dois ou mais sistemas operacionais em uma mesma máquina já é acessível a todos os computadores pessoais, que podem instalar programas que administrem as tais VMs, como também são conhecidas. Ainda assim, como as funções do hardware serão repartidas entre os sistemas, é preferencial que o usuário tenha uma máquina com um bom poder de processamento.

Ter uma VM no computador pessoal é muito útil, tanto por causa das diferentes utilidades de cada sistema operacional, como também por prover segurança: em caso de invasão por algum vírus, apenas um dos sistemas operacionais será "infectado". Também é interessante sua utilização como backup do sistema operacional original, caso este precise ser formatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário