Bitcoin - Transações nacionais e internacionais sem a cobrança de taxas. |
O Bitcoin é uma moeda virtual criada em 2009, e gerenciada pelos próprios usuários. Como ela é gerada e transferida pela internet, não existe a interferência de bancos ou orgãos monetários para controlar suas cotações ou realizar cobrança de taxas. Essa é considerada uma de suas maiores vantagens.
Quem deseja obtê-la, deverá possuir uma carteira virtual: programa que gerencia o armazenamento e as transações da moeda. Cada usuário ganha um número alfanumérico que funciona como uma espécie de "número da conta".
Para obtê-la, existe duas maneiras mais comuns. Uma delas é comprar através de algum site especializado. Apesar dessa moeda ter sofrido uma valorização astronômica nos últimos meses devido ao ganho de popularidade, chegando a valer até R$ 2.200 em novembro do ano passado, a moeda vem sofrendo uma baixa na sua cotação, mas ainda possui um valor alto, R$1.540 (na data em que foi escrito este post).
A outra maneira comum é chamada de "mineração": resolver problemas técnicos em troca da moeda.
A valorização da moeda se deu atráves do número crescente de serviços online que aceitam, como forma de pagamento, o uso das Bitcoins. Com isso, o Bitcoin ganhou popularidade entre os usuários comuns, que passaram a desejar a posse da moeda. Aumentou a demanda. E com um número pequeno de Bitcoins em circulação, somado à pequena quantidade de "casas de câmbio online" que trabalham com a moeda, fez com que seu valor se elevasse.
O esperado é que, com um número maior de internautas utilizando a Bitcoin, além de outras moedas online se popularizando, como a Dogecoin e a Litecoin, o valor tende a cair, mas se tornará mais estável do que é hoje, seu grande defeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário