Para falar dos quatro protocolos citados no título acima, usaremos um esquema parecido com o do post "Os Protocolos FTP, TCP, UDP e IP (v4 e v6).",já que, assim como no post aqui referido, os protocolos que serão citados e explicados neste post estabelecem interligações, no que se refere a sua utilidade na rede.
Sem mais delongas, vamos começar falando do...
...HTTP. O HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto) foi criado junto ao primeiro navegador, o WorldWideWeb, por Tim Berners-Lee. É esse protocolo que permite a relação cliente-servidor na web, aonde, o cliente (no caso, o navegador) faz uma requisição ao servidor, que responde a essa requisição em forma de arquivos, como o HTML, ou qualquer outro serviço requerido pelo cliente. Isso só é possível graças ao hiperlink, uma espécie de "caminho" na rede, no qual o servidor pode responder, por exemplo, redirecionando o cliente a alguma página, como este hiperlink aqui. O problema é que este tipo de "ligação" entre cliente-servidor não é segura, ou seja, qualquer spyware pode coletar informações vindas destas trocas de dados. Para que isto fosse evitado, foi criado o...
....HTTPS. O HTTPS (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) funciona basicamente da mesma forma do HTTP, com uma exceção: utiliza criptografia, portanto, é seguro. O uso do HTTPS é recomendado para páginas da web aonde se realiza uma troca sigilosa de dados, como páginas que contenham login de acesso. Em contrapartida, a utilização da criptografia deixa a navegação mais lenta, pois tanto o navegador, quanto o servidor, levam um tempo para criptografar e descriptografar os dados.
O HTTPS só consegue trabalhar com criptografia graças ao...
...SSL (Camada de Socket Seguro), responsável por liberar a chave que permite criptografar e descriptografar os dados. Foi desenvolvido junto ao Netscape, e ajudou a popularizar o navegador entre os usuários da internet nos anos 90.
Hoje em dia ele já foi substituído pelo TLS (Camada Segura de Transporte), que possui uma chave de criptografia mais complexa. Tanto o SSL, como o TLS estão mais voltados ao uso com o protocolo HTTPS, diferentemente do protocolo...
....SSH. O protocolo SSH (Concha Segura, em uma tradução literal) tem como finalidade realizar uma conexão remota com qualquer máquina conectada na mesma rede, assim como o TELNET, com uma diferença: utiliza criptografia, assim como o SSL. A diferença entre entre estes protocolos está principalmente no leque de finalidades: enquanto o SSL trabalha quase que exclusivamente com a criptografia do HTTPS, o SSH consegue criptografar dados enviados por vários protocolos, entre eles o HTTP, o SMTP, o POP, e até mesmo o HTTPS, criptografando o que já está criptografado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário