![]() |
A navegação anônima não armazena as páginas na lista do histórico - e ajuda a manter a privacidade. |
O histórico dos navegadores web trata-se de uma lista, que se refere as páginas visitadas pelo usuário (ou usuários) enquanto utilizava o navegador em questão.
Ele pode armazenar tanto as páginas recentemente acessadas, facilmente acessadas através das setas na parte superior esquerda do navegador, como também armazenar páginas que foram acessadas em outro dia, outra semana, outro mês, e até mesmo outro ano.
A ferramenta tem como principal finalidade memorizar as páginas para o usuário, caso ele não consiga se lembrar de um endereço da web acessado anteriormente. Mas possui como principal ponto fraco um possível ataque a privacidade: caso algumas das páginas acessadas pelo usuário possua um conteúdo confidencial,o armazenamento destas pelo navegador podem ser tornar comprometedoras, caso outras pessoas utilizem o mesmo navegador, na mesma máquina.
A fim de manter a privacidade, mas sem deixar de utilizar a função de memorização dos histórico dos navegadores, algumas empresas, como o Google e a Mozilla, desenvolveram a opção de navegação anônima em seus navegadores: o navegador continua armazenando as páginas recentemente acessadas, mas deixa de armazená-las permanentemente na memória do navegador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário