terça-feira, 18 de março de 2014

DNS

Todos os dispositivos conectados na web possuem um endereço IP, e com as páginas da web não é diferente. Cada endereço acessado na internet ( inclusive a página deste blog que você está lendo neste exato momento) possui um endereço IP, que serve para a localização tanto virtual, como física da página da web.

Mas ora, se precisamos desse endereço IP para chegarmos a uma página, porque basta digitarmos seu nome na barra do navegador para conseguirmos achá-la?! Simples! Isso acontece graças ao DNS (Sistema de Nome de Domínio), uma espécie de servidor capaz de realizar a associação entre nome da página e o seu respectivo endereço IP.

Funciona da seguinte maneira: ao digitarmos o nome da página (ex: http://por-una-cabeza.blogspot.com.br/) na barra de endereços do navegador, enviamos essa pesquisa diretamente ao servidor DNS, que nada mais é que um consultor de uma grande tabela contendo inúmeros endereços da web e seus respectivos IPs. Ao encontrar o IP relacionado ao endereço da página (ex: 111.111.111.111), o servidor o direcionará até a página. Esse processo é tão veloz que não percebemos que ele acontece. Mas acontece.

Também é comum o DNS associar mais de um nome a um endereço IP. Isso acontece principalmente quando uma empresa adquire a outra. Como no caso do endereço do extinto Unibanco (www.unibanco.com.br), que direciona até a página do banco Itaú (www.itau.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário