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New Coke - Poderia ter sido evitada caso o Big Data existisse na época. |
Através desse pequeno resumo, é fácil de entender porque é comum dizer que o Big Data se baseia em 5V's: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor.
Uma das novidades do Big Data é conseguir trabalhar com dados não-estruturados, isto é, dados que não possuem um padrão definido, como vídeo, foto, áudio, páginas da internet, etc.
Um bom exemplo da utilização de softwares de Big Data é através de sites varejistas como o Netshoes: baseado nas suas compras e visualizações de produtos no site, o software consegue saber qual é o esporte que você pratica ou tem preferência, assim como consegue saber o clube no qual você torce ou simpatiza. E através destes dados ele indica, por meio de anúncios em outros sites, produtos no qual podem lhe interessar, levando em conta também o padrão de compra de outros clientes com o gosto parecido ao seu.
A utilização do Big Data é , ainda por cima, muito mais confiável do que realizar pesquisas de opinião e balanço de vendas. Vejamos o exemplo da New Coke: em 1985, com a liderança ameaçada no mercado de refrigerantes pela rival Pepsi, considerada "o sabor da nova geração", a Coca Cola resolveu realizar uma pesquisa de opinião com 200 mil pessoas, na qual 3/4 das pessoas aprovaram o novo sabor. Além disso, após lançada, a New Coke apresentou vendas melhores no primeiro mês do que o sabor clássico da bebida.
O erro de avaliação veio quando a Coca Cola resolveu retirar de circulação o antigo sabor. A revolta dos consumidores ao novo sabor foi geral. E após 3 meses (e um prejuízo de 1 bilhão de dólares), a Coca Cola retornou com o sabor clássico, retirando a New Coke do mercado.
Com a análise das estatísticas emitidas pelo Big Data, dificilmente teria ocorrido um erro de tamanhas proporções. E mesmo que ocorresse, teria sido remediado rapidamente, diminuindo consideravelmente o prejuízo.
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